terça-feira, 13 de julho de 2010

PORCO À PARAGUAIA

No meu aniversário deste ano resolvi fazer uma receita que aprendi com meus amigos do NESUI em Lavras. Um porco a paraguaia. Sei que ficou muito bom porque não sobrou nem para os cachorros. Então antes da receita um pouquinho de história. Origem: O Porco à Paraguaia foi instituído como prato típico de Missal em setembro de 2001. A história da iguaria vem do tempo em que as tropas de Solano Lopez invadiram o Brasil, dando início à Guerra do Paraguai, em 1864. Os combatentes da Coluna Prestes, movimento guerrilheiro dos anos de 1920, disseminaram o Porco à Paraguaia, depois de tê-lo conhecido na Região Oeste do Paraná. Paraguaios das “obrages” de erva-mate ensinaram-lhes como preparar a iguaria. A receita foi adaptada ao gosto dos sulistas de origem alemã e italiana que colonizaram a região com o uso de temperos fortes, além de sal e limão, os dois únicos ingredientes ainda hoje adotados pelos assadores mais conservadores.


A primeira parte da receita diz respeito ao porco, que deve ser desossado e furar bem a carne para o tempero entranhar, ficando apenas uma manta de carne, essa é a parte que dá mais trabalho. Para a marinada eu utilizei para meia banda do porco com trinta quilos, cinco cebolas grandes, três tabletes de caldo de costela de porco, cinco sazon vermelhos, 3 colheres de glutamato monossódico, umas seis colheres de molho shoyo, três de molho inglês, uma cabeça de alho média, 3 folhas de louro, 1 limão, três colheres de sal, 3 copos americanos de água, se quiser como é carne de porco, pode se colocar dois copos de vinho branco seco. Bater tudo no liquidificador. Como o porco esta em manta basta colocar em saco grande e jogar a marinada e deixar por volta de 24 horas dentro da geladeira.

Fazer uma churrasqueira de tijolos que caiba a banda inteira, deve ser alta, pois o porco ser colocado em uma grelha que o caiba e deve assar por volta de 6 horas. Primeiro o lado da carne, por volta de 5 horas, depois o lado da pele para pururucar por uma hora. Depois que virar ir jogando a marinada aos poucos sobre a carne. Pode ser servido com polenta com muito queijo.